Grande parte dos brasileiros encontra no financiamento uma oportunidade de ter um lar ou carro próprio, mesmo que esse seja financiado. Além disso, o número de financiamentos só cresceu nos últimos anos em nosso país, mas isso cobra um preço. Então, como quitar o financiamento?
Os juros altos, várias parcelas para pagar e um grande tempo para pagar o débito podem ser empecilhos na hora de financiar. Entretanto, hoje existe uma possibilidade que é vantajosa e que tem sido muito adotada ultimamente, que é quitar o financiamento antes do prazo.
Dessa forma, você consegue além de se livrar das parcelas e das incertezas da vida, economizar uma grana pela amortização de juros. Entretanto, será mesmo que vale tanto a pena assim? Confira as principais informações a seguir!
Como posso fazer a quitação do meu financiamento?
Fazer a quitação do financiamento antes do prazo pode ser mais simples do que parece, basta você entrar em contato com seu banco. Dessa forma, poderá consultar quanto terá de amortizar de juros, ou seja, quanto irá economizar quitando o financiamento antes do prazo.
Para isso, basta sinalizar ao banco que tem interesse nessa quitação, pedindo informações sobre os valores do financiamento. Logo após isso, o banco enviará um boleto com o valor total do restante do financiamento, já com os juros abatidos.
Além do mais, os bancos costumam facilitar a quitação de financiamentos e esse direito está garantido no Código de Defesa do Consumidor. Aliás, a antecipação de pagamento é possível quando você consegue um dinheiro extra, herança, renda adicional ou até venda de outros bens.
Entretanto, não pense que quando você quitar um financiamento antes do prazo terá todos os juros abatidos, não funciona assim. Quando o cliente busca essa negociação, a instituição financeira faz o desconto dos juros proporcionais ao tempo do adiantamento, não de todo o valor.
Contudo, mesmo dessa maneira, a quitação de financiamento antes do prazo é algo viável e que pode trazer um alívio de juros.
7 dicas para quitar seu financiamento antes do prazo
Agora, você verá 7 dicas incríveis que podem te ajudar a quitar o seu financiamento antes do prazo. Vale ressaltar ainda que o custo-benefício de quitar o financiamento antecipadamente é bom em qualquer momento. Confira abaixo as sete dicas:
- Pague à próxima e última parcela: não precisa ser sempre, mas quitando uma parcela a mais, você terminará o financiamento mais cedo;
- Use o FGTS: se você tem carteira registrada, pode usar o FGTS para abater o valor do financiamento;
- Utilize seu 13º salário e férias: use essa graninha extra para amortizar algumas parcelas do financiamento;
- Economize e quite: se você não quer pagar duas parcelas no mês, economize e quite o financiamento mais cedo;
- Grana extra: surgiu uma grana extra? Aproveite para quitar ou amortizar o financiamento;
- Corte gastos extras: elimine os gastos extras excessivos e quite parcelas a mais;
- Fonte de renda extra: se tiver a possibilidade de criar uma fonte de renda extra, utilize essa grana para quitar ou amortizar o financiamento.
Sendo assim, agora que você já sabe sobre essas dicas, coloque algumas delas em prática e quite seu financiamento antecipadamente. Como foi dito anteriormente, quitar antecipadamente, se for uma possibilidade viável, é algo muito vantajoso e traz uma economia muito boa.