Algumas instituições bancárias ou financeiras costumam oferecer empréstimo pessoal para negativado. No entanto, elas têm critérios para aprovar o crédito. Isso porque estar negativado, ou seja, com o chamado “nome sujo”, sugere que o risco de inadimplência é alto e que quem tomou o empréstimo tem grandes chances de não conseguir quitar as parcelas.
Mas, de qualquer forma, ainda há alternativas para conseguir empréstimo pessoal para negativado. Confira a seguir!
Empréstimo pessoal para negativado
As instituições financeiras ou bancárias que possibilitam a tomada de crédito para negativados, em geral, contemplam pessoas com o “nome sujo” nas seguintes situações:
Crédito Consignado
Trata-se da modalidade mais comum de empréstimo pessoal para quem está negativado. Neste caso, porém, quem pede o crédito deve se enquadrar nos critérios:
- Comprovar renda fixa mensal;
- Ser beneficiário ou pensionista do INSS;
- Ser servidor público municipal, estadual ou federal;
- Ser funcionário de empresas privadas ou públicas conveniadas a instituições financeiras ou bancos.
Assim, sendo, mesmo estando negativada a pessoa pode conseguir aprovação de empréstimo pessoal. No caso, é uma segurança para quem empresta o dinheiro, pois as parcelas são debitadas de benefícios ou folhas de pagamento, antes mesmo de cair na conta do solicitando.
Dessa forma, mesmo estando com o “nome sujo”, o empréstimo pessoal para negativado pode ser aprovado, afinal, as chances de inadimplência ou atrasos nas parcelas são mínimas.
Além disso, há vantagens para quem consegue o empréstimo pessoal desta forma, pois as taxas de juros podem ser menores do que as de empréstimos comuns.
Empréstimo pessoal para negativado com garantia de imóveis ou carros quitados
Algumas empresas também podem aprovar crédito para negativado. No entanto, a aprovação do empréstimo pessoal para negativado usa imóveis ou carros (pode ser motos também) devidamente quitados, como forma de garantia que o tomador de crédito irá quitar o valor emprestado.
Se o tomador do empréstimo não pagar as parcelas ou não renegociar pode ter seu imóvel ou automotivo embargado, a fim de entrar como parte do que não pagou.
Portanto, é preciso muito cuidado ao aderir a este tipo de empréstimo. Uma pessoa pode passar por dificuldades financeiras imprevistas e colocar os seus bens quitados em risco.
Além disso, existe certa burocracia, pois quem pede o empréstimo deve mandar todos os documentos de seu bem quitado antes de receber o dinheiro e assinar diversos documentos.
Preste muito atenção antes de adquirir crédito desta forma. E, em especial, a idoneidade de quem oferece este tipo de empréstimo.
Empréstimo para autônomos negativados
Pessoas com CNPJ ativo podem vir a conseguir empréstimo pessoal para negativo, usando o seu CNPJ. Mas, isto não é simples de conseguir.
Mesmo o CNPJ não tendo restrições, ele sempre estará vinculado a uma Pessoa Física. E, estando ela negativada, as instituições tendem a negar o empréstimo.
Mas, há ainda programas via cooperativas ou bancos de fomento a pequenas e médias empresas que podem conceder empréstimo pessoal para negativado. Mesmo assim, existe uma série de condições.
Por exemplo, é preciso comprovar que o dinheiro tomado emprestado será usado para o negócio e não para despesas pessoais. Esta modalidade de crédito para negativados também é conhecida como Microcrédito.
Não ter restrições ainda é a melhor forma de conseguir empréstimo
O ideal é sempre manter a vida financeira em dia, evitando o “nome sujo”. Dessa forma, ao precisar de crédito, o processo é muito mais fácil.
E lembre-se sempre: estando com restrição ou não, empréstimos devem ser solicitados em último caso. Sempre pondere os prós e contras.
Grandes dívidas começam por pequenas. Não faça isso com a sua vida financeira, transformando empréstimos em verdadeiras “bolas de neve”.